PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Parece uma bola de pelos brancos com um pequeno focinho preto. Olhos redondos pretos e bem atentos ficam escondidos por trás dessa pelagem toda. Dorso um pouco arqueado e musculoso. Patas redondas e pequenas, dedos um pouco curvados e bem juntos.

Coloração: branco e branco com preto. Pode ter variações de tons de cinza e até castanho.

Expectativa de vida: de 14 a 18 anos.

Altura média: de 24 cm a 30 cm.

Peso médio: de 4 kg a 7 kg.

Nível de energia: de médio a alto, dependendo dos estímulos.

Pelagem: de média a longa, muito semelhante à textura e aparência do algodão.

Qualidades: inteligente, bom com outros pets e crianças, gentil, afetuoso e alerta.

TEMPERAMENTO E PERSONALIDADE

Ele é muito simpático, gentil, carinhoso e atento. Cotons de Tulear são cães muito sociáveis que se dão bem com crianças, outros cães e animais de todos os tipos, inclusive gatinhos. Essa é uma raça muito ligada à sua casa e ao seu dono, querendo sempre estar em sua presença e cercado das pessoas da família. O Coton de Tulear é, sem dúvidas, extremamente carismático. Uma raça bem longeva que pode passar dos 18 anos de vida e será um grande companheiro por todo esse período. Sabe a hora de brincar com as crianças e de ficar quietinho em silêncio.

Um de seus traços mais cativantes é sua facilidade em saltar e andar somente sobre as patas traseiras, comportamento que ele certamente vai aprimorar cada vez que perceber que agradou ao público. O Coton de Tulear é extremamente inteligente e aprende muito rapidamente. Essa é uma raça que, apesar de ter sido criada como um cãozinho de companhia, adora trabalhar, portanto precisa de atividades que estimulem sua mente e seu corpo.

Eles são rápidos para aprender bons e maus hábitos, por isso, é bom começar o treinamento desde filhotes, para que saibam distinguir o certo do errado. Conhecido por tentar falar com seu dono, o Coton presta muita atenção quando seu dono está falando, move sua cabeça pra um lado e pro outro como se estivesse tentando entender o que se fala. Emite sons, murmúrios e latidos como que querendo participar da conversa. Embora a raça seja reconhecida como “não latidora”, ou seja, não costuma ficar latindo insistentemente à toa, é preciso desde cedo ensiná-lo a controlar os “latidos de conversa” quando você não quiser ouvi-los.

CURIOSIDADES

O Coton de Tulear é um cão perfeito para apartamentos, ele não precisa de um super gramado nem de muito espaço. Passeios diários são o suficiente para mantê-lo feliz e em forma. Conhecidos como “o cão anti-stress” amam fazer a maior festa quando o dono chega em casa. Nessas horas, eles pulam, “dançam”, latem e correm de um lado pro outro. A cauda balança sem parar para tudo e para todos. Amam ficar ao lado de sua família e de serem acariciados. Ele tem energia o suficiente para brincar com as crianças e ainda fazer verdadeiros shows para a família, a personalidade desse cãozinho é marcada desse cãozinho é marcada pela tendência a querer agradar àqueles a quem ama, por essa razão sabe brincar sem parar e também ficar quietinho recebendo um carinho.

O Coton de Tulear, talvez por ter sido criado como um cão de companhia por tanto tempo, parece ter a capacidade de compreender o que os donos estão querendo antes mesmo que o comando seja dado, é uma raça que sabe ler e interpretar a linguagem corporal do dono.

CUIDADOS

O Cotón de Tulear, apesar de peludão, não solta quase nenhum pelo, dessa forma, sua casa não ficará repleta de fios branquinhos. Essa é uma raça que costuma ser naturalmente limpinha, e por ter a pele sensível, o recomendado é banhá-lo uma vez a cada 15 dias. Já a escovação deve ser diária, para evitar que se formem nós. Use uma escova simples, com espaçamentos médios entre as cerdas, que devem ser médias a longas e não muito macias. Comece escovando das pontas para a raiz, após garantir que não há nós, você pode dar uma última passada de escova apenas para ajeitar o pelo. A tosa fica a critério do gosto do dono (mais longa ou mais curta). Há os que preferem deixar seus pelos no tamanho natural, recorrendo à tesoura apenas nos excessos de pelos nas patinhas e ouvidos.

SAÚDE

Essa raça é muito saudável. Cuidados básicos incluem visitas periódicas ao veterinário, vacinas de praxe, vermífugos, produtos anti pulgas. Tudo isso sob a orientação e supervisão do veterinário.

CLIQUE AQUI PARA FILHOTES A VENDA